Esta é uma das últimas calculadoras manuais mecânicas produzidas no Brasil, em vista da inundação de calculadoras eletrônicas introduzidas no mercado a partir do início da década de 1970. Comparada com uma calculadora eletrônica, esta calculadora é completamente anacrônica.
Ela segue o modelo pinwheel inventado por Willgodt Theophil Odhner, por volta de 1890, no século XIX. Portanto, foi uma tecnologia que durou mais de um século.
Com esta calculadora podem ser feitas as quatro operações aritméticas básicas. No entanto, as operações de adição e subtração requerem que o operador desabilite manualmente a seleção anterior, cujo processo é lento e requer esforço físico como o polegar. Desta forma, o uso contínuo poderia gerar lesões no seu operador.
Tem capacidade de multiplicação de 10 dígitos por 8 dígitos com resultado de 13 dígitos. Esta calculadora tem as funções de adição, subtração, multiplicação, divisão e raiz quadrada.
Por outro lado, é uma jóia mecânica, que funciona perfeitamente, e seu conjunto de engrenagens giram silenciosamente.
Ao mesmo tempo em que na atualidade não é mais necessário sequer possuir uma calculadora, bastando acesso à internet para fazer qualquer cálculo, esta máquina poderia ser útil daqui há dezenas ou centenas de anos ante uma eventual falta de energia elétrica.
Data: Provável 1964 – 1967
Marca: Facit
Modelo: C1-13
Fabricante: Facit S.A. (máquinas de escritório)
Local: Brasil
FONTE: https://museudosilvio.com/2019/10/16/calculadora-facit-c1-13